- Instale Tecnologia
Como a telemetria pode auxiliar na geração de resultados da operação de mina
Actualizado: 20 de oct de 2019
Quem trabalha com transportes, dentro e fora da mina, sabe que os pequenos detalhes fazem toda a diferença quando a ordem é redução de custos. A tendência atual é que todos os equipamentos sejam cada vez mais monitorados com crescente aumento na tecnologia embarcada, dentro dessa tendência pode-se destacar a telemetria como grande aliada.

Tecnologia gerando resultados
De forma simples, a telemetria pode ser definida como uma ferramenta que realiza medição de dados dos equipamentos e os transmite, de forma remota, para uma central de monitoramento. Com os dados em mãos, o supervisor do transporte pode se planejar e tomar decisões mais assertivas com relação a frota, que irão permitir, de fato, reduzir custos.
Sendo eficiente para identificar falhas, a telemetria indica anomalias e o equipamento pode ser reparado antes de um dano de maior proporção, evitando desperdícios, gerando mais economia e proporcionando mais segurança às operações. Um exemplo comum, que pode ser corrigido com a telemetria, é a pressão dos pneus, que pode ser monitorada e reparada antes da perca total do item.

Mudança cultural
Outra mudança positiva que a telemetria pode causar é no âmbito cultural da empresa. A indústria automotiva investiu continuamente em tecnologia nos últimos anos, o que resultou em equipamentos com uma eletrônica complexa. Na via contrária, a capacitação dos operadores desses equipamentos não teve o mesmo investimento, sendo ainda um gargalo da área. Porém, com o uso da telemetria é possível monitorar os hábitos desses funcionários e reorientá-los a fim de corrigir erros, implantando uma nova cultura de boa condução de equipamentos na empresa.
Os sistemas ainda são relativamente dispendiosos, o que torna a aderência pelas empresas até então baixa. Além disso, ainda se esbarra na dificuldade de encontrar mão-de-obra qualificada, já que são necessárias pessoas para receber as informações do sistema e analisa-las para uma tomada de decisão rápida. Contudo, quando se alia uma telemetria de qualidade, um sistema de gestão eficiente e uma manutenção de qualidade é possível alcançar uma operação de mina eficiente e eficaz.
Em suma, é importante ressaltar que quando buscar por um sistema de telemetria é determinante que exista a possibilidade de integração dele com um sistema de gestão de frota existente. De forma que estes dois sistemas “conversem” e permitam que as funcionalidades sejam aproveitadas ao máximo e todas as variáveis sejam analisadas em conjunto.